Julho
2017
Conheça um pouco do Artesanato Sergipano
Preliminarmente, é de grande valia sabermos o que é artesanato e artesão? Artesanato é uma técnica manual utilizada pelos artesãos, sendo assim, seus produtos uma verdadeira obra de arte. E o artesão é aquele que exerce sua arte de oficio manual e individual. No Brasil, existem comunidades compostas por artesãos concentrando-se mais na região do Nordeste.
Em Sergipe, existe uma grande pluralidade de produção artesanal, fruto de mãos de pessoas simples, que com muito amor e dedicação, passam sua arte de pai para filho. Os artesãos criam e recriam belíssimas peças, transformadas em fonte de renda e elemento de identidade sócio-cultural. Entre todos esses artesanatos, vamos conhecer o trabalho desses artesãos e a região que são produzidas.
-
Rendas: o artesanato sergipano é renda irlandesa de Divina Pastora, que exige mão de obra bem treinada. A renda irlandesa origina-se da Itália, mantendo-se a tradição na Irlanda, de onde iria se difundir para todo o mundo. A renda bilro é destaque em Poço Redondo e produzida por idosas do município entre 65 e 87 anos de idade.
-
Cerâmicas: Santana do São Francisco é considerado a capital sergipana do barro, por ter como sua principal atividade econômica a produção de cerâmica. Essa obra também se destaca em outras áreas de Sergipe, como em Itabaianinha e Simão Dias.
-
Palhas: Em Sergipe existe uma grande produção de palha, concentrando-se principalmente nas regiões de Pacatuba, Brejo Grande e Pirambu. É possível encontrar o material em abundância nessas regiões, por ter vários coqueiros nas localidades.
O artesanato surgiu na Pré-história, onde eram produzidos cestos, vasos de cerâmicas, roupas, esculturas, entre outras. Por tanto, percebe-se o quanto foi importante preservar até os dias de hoje, pois assim aprendemos que obra de arte vem passando de geração em geração.
Fonte: Visite Aracaju
Em: 24/07/2017 17:36
Visualizações: 5955