Julho
2017
Danças populares sergipanas: venha conhecer!
As danças populares são danças peculiares as culturas populares, aos diferentes povos. Cada um possui a capacidade de contribuir para sua cultura e, consequentemente, a dança. Assim, vão se modificando constantemente, de modo que as danças possam caracterizar as culturas por esse aspecto.
No Brasil, as danças são reflexo de uma exuberância. Tendo grandes influências, assim originando-se uma diversidade de povos e sua cultura. Podemos citar inúmeras danças populares, talvez a lista não tenha fim. Mas, podemos referir as mais conhecidas em Sergipe.
-
São Gonçalo: É de origem portuguesa, o que se percebe a fé, tanto pelo ritmo, como pelo tema. Percebe-se também influência africana na musicalidade e coreografia. A partir dela, nota-se que essa dança foi encenada pelos negros. O número de dançantes dos folguedos, representa-se a quantidade de mulheres salvas da prostituição pelo Santo.
-
Bacamarteiros: de origem africana, mas com influência indígena. Essa dança é tipicamente uma forma de divertimento dos escravos, na noite de São João. Era disparados tiros como se fosse fogos, enquanto os homens carregavam as armas, as mulheres continuavam dançando e cantando no cortejo.
-
Samba de Coco: É uma dança de roda de origem africana ligada à formação de quilombos, tendo influência indígena. A dança de coco ocorria em dias em que o mutirão se reunia para construir casas de taipa e a festa-trabalho começava.
Pelo que foi citado acima, nota-se que as danças populares, em sua maioria, são de origem africana e com influência indígena. Então, percebemos a importância da preservação dessas danças, pois serviram para conhecermos a cultura de outros povos do período de colonização portuguesa.
Foto: divulgação
Em: 24/07/2017 18:15
Visualizações: 16861